top of page

O que te impede de ter uma vida mais saudável hoje?

  • Foto do escritor: Nutricionista Giovana Munari
    Nutricionista Giovana Munari
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Todo mundo já sabe: ter uma vida mais saudável faz bem pro corpo, pra mente e até pro humor. Mas, na prática, nem sempre é tão simples assim. Entre o desejo de mudar e a mudança de fato, existem vários obstáculos que — muitas vezes — passam despercebidos no nosso dia a dia.


A rotina corrida, a pressão no trabalho, a família que nem sempre apoia as mudanças, o ambiente que inspira mais ao delivery do que ao “feito em casa”. Some a isso o cansaço, o estresse, o tédio, a falta de tempo… e pronto: fica fácil recorrer àquilo que é mais rápido, conveniente — mesmo sabendo que não é o melhor para o nosso corpo.


O fato é que obstáculos sempre vão existir. Esperar o “momento perfeito” para começar pode ser exatamente o que está te mantendo parada(o). O que pode fazer a verdadeira diferença não é eliminar totalmente essas barreiras, mas sim identificá-las e aprender a contorná-las.


ree

Pergunte-se: o que hoje mais atrapalha a sua rotina saudável? É o planejamento das refeições? Falta de organização do tempo? O ambiente onde você vive ou trabalha? Falta de apoio? Ou até o perfeccionismo — aquela ideia de que precisa “acertar 100%” para valer a pena?


Reconhecer suas principais dificuldades é o primeiro passo para criar estratégias realistas. Por exemplo:

  • Se a falta de tempo atrapalha sua alimentação, organizar marmitas ou ter itens práticos na geladeira já pode ser um bom começo;

  • Se o ambiente não te incentiva, comece envolvendo as pessoas mais próximas aos poucos — ou busque apoio em outros lugares;

  • Se o estresse é um gatilho, talvez seja o momento de olhar com carinho para a saúde mental e o autocuidado.


Criar hábitos saudáveis não é sobre viver numa bolha, cortar tudo de uma vez ou se exigir o impossível. É sobre adaptar, persistir e saber que, mesmo com tropeços, sempre dá pra continuar. Afinal, quanto mais você entende seus desafios, mais preparada(o) fica para superá-los — e transformar o “quero” em “consigo”.


Então, reflita: qual é o principal obstáculo que aparece no seu caminho hoje? Identificar essa resposta pode ser o primeiro passo para destravá-lo e seguir na direção de uma vida mais leve, consciente e saudável.

 
 
 

Comentários


bottom of page